O site de arquitectura ArchDaily anunciou os finalistas concorrentes ao prémio “Edifício do Ano 2014” que se distribui por 14 categorias. Dos 70 candidatos, onze correspondem a ateliers portugueses. Os leitores do ArchDaily escolheram obras, entre outras, de Álvaro Siza Vieira e Tiago Rebelo de Andrade.

 

Na categoria de Arquitectura Pública  está nomeado Álvaro Siza Vieira, pelo quartel de bombeiros de Santo Tirso, e na de Restauro e Requalificação a Tiago do Vale Arquitectos concorre com a sua transformação do Chalet das Três Esquinas na zona da Sé, em Braga, a par do atelier Comoco pelo trabalho no Pavilhão Desportivo de Eiras, em Coimbra.

Na categoria Arquitectura de Saúde surge o nome do atelier Aires Mateus com as residências assistidas de Alcácer do Sal; na categoria Arquitectura de Hotelaria os finalistas são a Carvalho Araújo, Arquitectura e Design pelo projecto da casa de hóspedes De Lemos, em Passos de Silgueiros, e as casas na árvore de Luís Rebelo de Andrade + Tiago Rebelo de Andrade, no Pedras Salgadas Eco Resort.

Na categoria de Arquitectura Cultural, o atelier Future Architecture Thinking é finalista com o seu projecto para a Casa das Artes de Miranda do Corvo. E na categoria de habitação Inês Lobo concorre para com o projecto de 18 fogos em banda do empreendimento Bom Sucesso, em Óbidos.

Na categoria de Arquitectura Educativa está nomeado o atelier português Pedro Domingos Arquitectos pelo projecto da Escola Básica e Secundária de Sever do Vouga e o atelier CVDB arquitectos pela Escola Secundária Braamcamp Freire na Pontinha, em Lisboa.

Por último na categoria de interiores está nomeado o atelier português Consexto pelo projecto do seu laboratório na Avenida da Boavista, no Porto.