Kenneth Frampton foi o vencedor da 3ª edição do Prémio Carreira Trienal de Lisboa Millennium BCP. A cerimónia de entrega do prémio vai ser já no dia 3 de Fevereiro, no Centro Cultural de Belém (CCB), e vai incluir uma palestra do premiado.

O Prémio Carreira Trienal de Lisboa Millennium BCP pretende distinguir o indivíduo ou atelier cujo trabalho e ideias tenham influenciado e continuem a ter um efeito profundo na prática e no pensamento actuais da Arquitectura.

O júri do prémio, composto por Beatrice Galilee, Gonçalo Byrne, Guilherme Wisnik, Juhani Pallasmaa, Mónica Gili, Taro Igarashi e William Menking, decidiu atribuir o prémio ao arquitecto, crítico e professor Kenneth Frampton.

Nascido no Reino Unido em 1930, Frampton é graduado em arquitetura pela Architectural Association School of Architecture, Londres. Ao longo de sua carreira escreveu inúmeros livros e ensaios sobre arquitetura e é atualmente docente na prestigiada Graduate School of Architecture, Planning and Preservation da Universidade de Columbia, EUA.

Assinalando o compromisso da Trienal e da Fundação Millennium BCP com a promoção da excelência ao longo de percursos assinaláveis, o Prémio Carreira distinguiu em edições anteriores o arquitecto italiano Vittorio Gregotti (2007) e o arquitecto português Álvaro Siza Vieira (2010).

Foto: Trienal de Lisboa - Manuel Castells/Universidad de Navarra