O trabalho do jovem designer industrial João Abreu Valente, Teapot’set, foi escolhido para figurar no Portuguese Emerging Art Catalogue 2017.
Trata-se de uma iniciativa da EMERGE – Associação Cultural para a Promoção da Arte Contemporânea que será publicada em Maio.
A peça foi seleccionada pelo júri segundo sete critérios: contexto do trabalho artístico, inovação e originalidade; fundamentação, enquadramento e exposição; comunicação; impacto; e qualidade.
Teapot’set é um serviço de chá que sai da forma de seu próprio bule. O processo utilizado em Teapot’set é uma apropriação da técnica de enchimento tradicional em cerâmica. O barro líquido é vazado em diferentes quantidades para dentro do molde. Para o bule o molde é enchido até o topo enquanto para a chávena de chá o molde é cheio apenas a 3/4. Teapot’set é mais do que um conjunto de objectos, é a visualização de um processo que explora o momento de transformação de forma a gerar novas possibilidades. É um sistema de objectos que são a sua própria fábrica, onde o desempenho dos materiais é registo formal do processo.
Toda a abordagem processual é focada no momento da própria transformação, onde cada acção tem uma relevância formal para assim gerar sempre um novo objecto com uma nova função. Por outras palavras é um sistema onde a “forma e função seguem o processo”.
Recorde-se que o Teapot’set, um bule que produz o seu próprio serviço de chá, é uma colecção que já arrecadou vários prémios de design: Primeiro Prémio na Homeless Design Competition durante o Salone de Mobile, em Milão, em 2013; o Be Open’s Young Talent Award, em 2014; e o Prémio Finalistas Daciano da Costa, em 2015.