No dia 1 de Abril, pelas 12h00, será inaugurado o novo ‘Memorial à Aviação Naval’, no centro histórico de Aveiro. Esta é uma obra executada pela LARUS e da autoria de Jorge Trindade, o designer que concebeu o monumento em 1980.
Este projecto de levantamento e de reconstrução, em homenagem à Escola de Aviação Naval Almirante Gago Coutinho, é constituído por um conjunto escultórico em bronze, com a base em granito serrado negro nacional.
“A expressão estética e simbólica do conjunto escultórico, cuja dinâmica da forma é inspirada no movimento ascendente, algo similar a um levantar de voo. A sua principal referência encontra-se na sua própria base, próxima da linha de terra, numa relação pacífica entre a horizontalidade com a verticalidade mais frágil. A sua nova implantação teve como objectivo a sua aproximação com o público e respeito com o espaço envolvente, permitindo uma maior leitura do conjunto escultórico e sua dignificação”, explica Jorge Trindade.
Esta inauguração acontece no âmbito da Cerimónia Militar Comemorativa do Dia da Unidade, o 99º Aniversário do Regimento da Infantaria 10, e pretende “honrar a história da Marinha, da Força Aérea e do Exército de Portugal, pela presença de um século em São Jacinto”.
Sublinhe-se que este memorial foi inaugurado a 18 de Maio de 1981, precisamente no local onde os franceses embarcaram os primeiros aviadores e marinheiros para a base militar de S. Jacinto, onde, desde 1918, efectuavam a vigilância dos submarinos alemães que cruzavam a costa atlântica durante a I Guerra Mundial.