A Trienal de Lisboa apresenta pela primeira vez o ‘Arquiteturas Film Festival’ como evento integrante da sua programação oficial que passa a abranger a área do cinema.

Depois de quatro anos como a mostra nacional por excelência que deu a conhecer filmes realizados por cineastas, artistas e outros criadores, quer através das relações de proximidade da arquitectura com o cinema, o design ou as artes visuais, quer dando a descobrir a história de projectos e arquitectos que quebraram fronteiras -  o Arquiteturas chega à 5ª edição com uma vontade renovada de reflexão e discussão sobre a disciplina que lhe dá nome.

Sob o título ‘Let’s Get Physical’, coloca o foco no arquitecto contemporâneo, transfigurado em curador, designer, escritor, realizador, fotógrafo, filósofo, artista, activista, consultor. O que é ser um arquitecto? É a pergunta transversal a esta edição.

Partindo desta questão, a programação do ‘Arquiteturas Film Festival’ destaca quatro grandes personalidades que partilham a ambição de corresponder às expectativas do habitante da cidade. São eles o arquitecto holandês Rem Koolhaas, o dinamarquês Bjarke Ingels, o incontornável Álvaro Siza Vieira e a activista americana Jane Jacobs.

O ‘Arquiteturas’ terá este ano em competição dois filmes em estreia mundial e mais de vinte filmes em estreia nacional que serão avaliados pelo júri composto por Andreia Garcia, arquitecta e curadora (PT); Dominika Belanska, arquitecta e placemaker(ESL); Jorge Carvalho, professor e fundador do KINO-DOC (PT); Susana Rosmaninho, arquitecta, investigadora, museóloga (PT) e Luís Maria Baptista, professor e fundador do colectivo Os Espacialistas (PT).

Co-produzido pela Trienal de Lisboa e pela Do You Mean Arquitecture, com direcção artística de Sofia Mourato, o ‘Arquiteturas’ terá lugar no Fórum Lisboa e no Cinema City Alvalade, de 11 a 15 de Outubro.

Foto: Boudewijn van den Breemer