Como vem ocorrendo anualmente desde há 29 anos, o IHRU lança mais uma edição do prémio destinado a distinguir os bons exemplos de produção habitacional e de reabilitação urbana e as suas intervenções técnicas relevantes. A edição de 2017 surge com novas vertentes a concurso.

O Prémio Nuno Teotónio Pereira conta na edição deste ano como novidade a introdução das variantes de reabilitação de edifício habitacional, reabilitação de edifício de equipamento e operação de reabilitação urbana (ORU), procurando deste modo acompanhar a evolução que se tem registado na reabilitação urbana em Portugal.

Podem assim candidatar-se todas as entidades públicas ou privadas que tenham promovido intervenções de reabilitação urbana em qualquer uma das seguintes variantes, desde que concluídas em 2017: Reabilitação de edifício habitacional; Reabilitação de edifício de equipamento; Reabilitação de conjunto urbano; Reabilitação ou requalificação de espaço público; e Operação de Reabilitação Urbana.

Os interessados devem efectuar a sua inscrição até ao próximo dia 27 de Outubro, através do preenchimento da ficha de candidatura disponibilizada no Portal da Habitação, e proceder à entrega dos elementos indicados no artigo 10.º do Regulamento do Prémio, juntando uma cópia impressa da respectiva ficha de candidatura para identificação.

A edição de 2016 contou registou um aumento significativo de participantes, num total de 52 candidaturas.

Recorde-se que o Conselho Directivo do IHRU, entendeu, em 2016, alterar a designação do Prémio IHRU para Prémio Nuno Teotónio Pereira, como forma de homenagear a vida e o percurso de um arquitecto cuja vasta obra deixada assume um papel de grande relevância para o sector da habitação e de referência para as novas gerações. A ligação do Arquitecto ao Instituto é ainda mais estreita, dado que o IHRU foi a instituição à qual o Arquitecto escolheu doar o seu património ligado à intervenção em arquitectura e urbanismo, o qual foi acolhido e preservado para ser disponibilizado aos interessados.