“Peixe-espada Preto recheado com legumes em crosta de broa e ervas aromáticas” ou “espada preto fumado a quente com puré de couve-flor e molho de uma caldeirada” são apenas duas da s cerca de 40 receitas que o público vai poder provar durante a 9.ª edição da Semana Gastronómica do Peixe-Espada Preto, que decorre até 10 de Junho, em 29 restaurantes de Sesimbra.

Mais de 90% do peixe-espada preto português é pescado por embarcações de Sesimbra, o que representa a importância desta espécie para a economia e gastronomia locais. Actualmente, a pesca é feita de forma artesanal por perto de 260 pescadores, que partem diariamente em 16 barcos, rumo ao largo de Sesimbra.

O objectivo desta semana gastronómica é valorizar o peixe-espada preto, capturado de forma artesanal há cerca de 40 anos pelos pescadores de Sesimbra e dinamizar a restauração local, capitalizando assim as potencialidades da região.

Em todas as edições, os chefs surpreendem o público com pratos inovadores e variados, como o “Espada Preto de Sesimbra em Tempura de Cerveja Preta e Sésamo”, “Creme de Amêndoas e Legumes com Aromas Asiáticos” ou “Supremos de Peixe-espada Preto Dourados no Leito de Legumes Salteados Guarnecidos de Risoto de Berbigão”.

Este ano, a complementar as receitas, os restaurantes sugerem também um vinho da região, em resultado da parceria com a Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal.

A 9.ª edição da Semana Gastronómica do Peixe-Espada Preto é organizada pela Câmara Municipal de Sesimbra, Junta de Freguesia de Santiago, Artesanal Pesca, Associação de Comerciantes e Industriais do Concelho de Sesimbra e Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal – Delegação de Sesimbra, com o apoio da Entidade Regional de Turismo de Região de Lisboa.