Hoje é o dia de descer aos bairros tradicionais de Lisboa e provar a sardinha assada, o caldo verde e o arroz doce. Dar um pezinho de dança e torcer pelas marchas do coração dos bairristas. Esta é a noite do Santo António!

A fumarada das sardinhas assadas, das belas bifanas e do chouriço já está no ar, as cervejas começam a rolar e já há quem grite: "A minha marcha é a mai linda!"

Na Avenida da Liberdade vão desfilar as tradicionais Marchas de Lisboa, onde não faltam canções, arcos e balões. Os arraiais populares dão o mote e a festa prossegue pelas artérias da cidade onde, nacionais e estrangeiros, empreendem numa verdadeira 'romaria' para descobrir os recantos pitorescos da cidade, muita música para bailar e, claro, muitos manjericos para acariciar e cheirar com a mão.

O Santo António decidiu este ano andar de braço dado com a Arte e mostrar numa exposição muito 'pessoal' obras da autoria de cerca de uma centena de artesãos, escultores e designers. Mas, por certo, não faltará também quem ainda acenda uma velinha no altar ao santo antoninho para aquela pessoa especial...

No ano dedicado ao aventureiro Fernão Mendes Pinto, a Grande Marcha de Lisboa 2014 canta assim: “Lisboa de Fernão / Será ternura, paixão / Que vai na rua a passar / Cidade coração / Que s’enfeita com um balão / Numa marcha Popular / Lisboa de Fernão / É história é tradição / Que ao povo se vai contar / Cidade tradição / És “Peregrinação” / Que Fernão nos quis deixar”. Vá e divirta-se

Foto: Festas de Lisboa 2014