Nairy Baghramian, artista residente em Berlim, foi convidada a conceber uma nova peça escultórica de exterior para o Museu de Serralves. Esta peça enquadra-se na nova série bianual de encomendas patrocinada pela Sonae.
Vai inaugurar, no próximo dia 19 de Junho, os novos trabalhos escultóricos concebidos por Nairy Baghramian para a edição de 2014 do Projecto Sonae/Serralves. Os mesmos vão ser instalados na Clareira das Bétulas e no Parterre Central do Parque de Serralves. Pelas 18h30 vai decorrer uma conversa com Nairy Baghramian, André Rottmann e Suzanne Cotter. A obra final – “Cold Shoulder” -, incluirá quatro elementos esculturais de grandes dimensões, numa forma inspirada no elemento de alfaiataria que são os chumaços dos ombros.
O Projecto Sonae/Serralves pretende criar uma relação entre as artes visuais, a arquitectura e o meio ambiente, tomando como ponto de partida o contexto único do Museu e do Parque de Serralves. Artistas internacionalmente reconhecidos são convidados a apresentar uma perspectiva contemporânea sobre a escultura pública, através da criação de peças para locais de destaque no parque. Visando promover o diálogo artístico e incentivar a criação, alunos das Faculdades de Belas-Artes do Porto, Coimbra e Évora serão convidados a trabalhar directamente com Nairy Baghramian na instalação das obras encomendadas.
Para Baghramian, este projecto constitui uma oportunidade para aprofundar a sua reflexão sobre o conceito de escultura pública. A artista apresentará um conjunto escultórico destinado, segundo as suas palavras, a actuar como “gestos artificiais” que interpelam o corpo, a arquitectura e a paisagem.
Resultando de diversas visitas a Serralves e criado no seu estúdio de Berlim, este novo trabalho adaptado ao local irá assumir uma lânguida e expressiva presença junto ao edifício do Museu projectado por Álvaro Siza Vieira e na proximidade da Casa de Serralves.
Foto: Nairy Baghramian, Shoulder Pad, 2014. Cortesia da artista Courtesy of the artist.