A escritora Sophia de Mello Breyner Andresen vai ser homenageada hoje, na Casa da Música, no Porto. A iniciativa é da Porto Editora que já anunciou estar com lotação esgotada.
O jornalista Sérgio Almeida será o moderador deste evento que conta com a participação dos filhos Maria Andresen e Miguel Sousa Tavares e da sobrinha Teresa Andresen, do professor de literatura Carlos Mendes de Sousa e do actor e encenador Luís Miguel Cintra. O momento será anda marcado pela performance do Balleteatro e pela leitura de poemas protagonizados por Luís Miguel Cintra, Luísa Cruz, Dora Rodrigues e João Paulo Sousa.
O porta-voz da Porto Editora afirmou que se comprometeram em “assegurar que, a par do melhor trabalho editorial que fossemos capazes de desenvolver, tudo faríamos para promover o nome de Sophia, procurando que esta escritora e poeta e toda a sua obra fossem do conhecimento das novas gerações”. Paulo Gonçalves acrescentou que a Porto Editora vai continuar a reeditar o trabalho de Sophia de Mello Breyner Andresen, quer através do “selo” da Porto Editora, quer através da Assírio & Alvim, que faz parte do grupo, no que diz respeito à poesia.
Recorde-se que esta iniciativa surge numa altura em que está para breve a celebração dos dez anos passados sobre a morte de Sophia de Mello Breyner que culminará com a sua trasladação para o Panteão Nacional.
Foto: Carlos Botelho