A APTECE - Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia conquistou 10 estrelas douradas para vários produtos tipicamente portugueses no “iTQi Superior Taste Awards”. Este é o único selo de qualidade em sabor concedido por líderes de opinião, chefes e sommeliers com estrelas Michelin.

Os produtos premiados com “Estrelas de Ouro” foram: Azeite do Alentejo IG (uma estrela de ouro);  Azeite do Alentejo Virgem Extra (duas); Queijo de Castelo Branco DOP (uma); Queijo Picante da Beira Baixa (uma); Broa de Milho (duas); Filetes de Cavala em azeite picante com pickles (duas); e Fios de ovos (uma). Tratam-se de produtos das empresas “CEPAAL - Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo”, “Queijaria Almeida”, “DeTrigo”, “Fabridoce” e a “A Poveira”, com elevado potencial de exportação.

Para o presidente da APTECE, José Borralho, “esta é mais uma prova de que a produção portuguesa tem qualidade e que é reconhecida a nível internacional, razão pela qual se deve apoiar as empresas e criar espaços e mecanismos de promoção a nível internacional. Desta forma, um dos objectivos da APTECE passa pelo desenvolvimento de iniciativas de cooperação com vista à promoção do próprio país. Exemplo disso são “Portugal Foods”, “Inovcluster” e também os apoios da AICEP e do Turismo de Portugal.”

Esta iniciativa faz parte do projecto de promoção “Portugal à Mesa” e conta com o apoio do SIAC/COMPETE. Refira-se que todos os produtos foram submetidos a uma análise de prova cega, por parte de um júri de vários países, com uma avaliação minuciosa do aspecto visual, aroma, textura, sabor, sabor residual.