A artista plástica associou-se à iniciativa “Ideias do antigamente promovem o Ambiente”. O objectivo é incentivar o uso do bunho (fibra vegetal que cresce em rios ‘saudáveis’) na criação artística.

Joana Vasconcelos é a convidada especial da inauguração da Exposição Nacional do Bunho, evento promovido pelo IADE – Creative University e a Câmara Municipal de Santarém. A inauguração decorre hoje, no Convento de S. Francisco, em Santarém, e está integrada no projecto de desenvolvimento sustentável: “Ideias do antigamente promovem o Ambiente”, dinamizado ambas as instituições.

Estarão expostas mais de 80 peças de artesãos de vários pontos do País, que foram criadas a partir da matéria-prima bunho, uma fibra vegetal que só cresce em rios ambientalmente saudáveis. Além da exposição, o IADE e a Câmara Municipal de Santarém, em parceria com o ISCTE – IUL, a ACAF Portugal – Comunidades de Valor Partilhado e o Centro de Emprego e Formação Profissional de Santarém, estão a desenvolver um plano de formação centrado exclusivamente nesta arte centenária e assente nos princípios da inovação e apoiada em metodologias de design thinking.

A sustentabilidade e empreendedorismo social estão na base deste projecto, que tem ainda como objectivo consciencializar para os valores culturais e artísticos subjacentes a esta arte. A cooperação visa ainda a formação profissional, de modo a conferir a capacitação de interessados no artesanato do bunho em empreendedorismo e outras valências, no sentido de dar continuidade à tradição. A mostra está patente até dia 26 de Setembro.

Foto: IADE