Os salões INTERCASA e LXD – Lisboa Design Show e Vintage Festival, promovidos pela Fundação AIP, através da AIP – Feiras, Congressos e Eventos, decorreram em simultâneo na FIL, de 8 a 12 de Outubro. Ao todo registaram-se 230 empresas presentes na Intercasa e LxD e 51 no Vintage Festival.

A Intercasa, com os seus 40 anos de história, é único evento de referência no sector da decoração de interiores e exteriores em Portugal. Congregando as principais marcas comerciais e indústrias do mobiliário, afirmou-se mais uma vez como plataforma única de promoção e network entre clientes, potenciais parceiros e fornecedores.

Durante nove dias os visitantes puderam ter contacto ou adquirir as grandes novidades das 80 empresas representadas, nos sectores de mobiliário, estofos e complementos de decoração, com grandes campanhas de promoção, exclusivas durante a Intercasa. Mais uma vez a Intercasa contou com uma forte presença do Norte de Portugal, em particular da Região de Paços de Ferreira e Paredes.

O design e a inovação nacional são já largamente reconhecidos em Portugal e no estrangeiro e ocupam um lugar de excelência no encontro entre designers e marcas. É dentro desta envolvência que o LxD – Lisboa Design Show marca também as agendas dos principais intervenientes dos sectores abrangidos, nas suas diferentes formas de expressão, sejam elas produto/equipamento, moda ou decoração.

Além das mais 150 empresas representadas no LxD, este ano o evento contou também com a participação de cerca de 300 designers, essencialmente nacionais, colocando o design no epicentro do debate numa área tão importante para o desenvolvimento económico e cultural de uma sociedade moderna e esclarecida.

Com dezenas de iniciativas a decorrer em simultâneo, desde desfiles de moda, workshops, conferências, show cookings, entregas de prémios ou apresentações de produto, os 10 mil m2 de espaço do LxD encheram-se de vida, cor e movimento, com toda uma dinâmica de agentes do sector, compradores ou simples curiosos.

O espaço esteve aberto à criatividade, e todas as estruturas base do evento tiveram a assinatura do designer Toni Grilo, especializado em design industrial, mobiliário e cenografia. Cenário dos stands, auditórios, lounge e outros espaços do LxD tiveram, com o objectivo de promover soluções naturais, ecológicas e nacionais, a cortiça como base de toda a cenografia, patrocinada pela Sofalca, empresa nacional que actualmente exporta cerca de 80% da sua produção.

A importância da ligação entre as Marcas, Universidades e Designers tem um significado único no espaço do LxD, como impulso aos novos criadores e esforço das marcas em estarem sempre na linha da frente em matéria de criatividade e utilidade, promovendo o negócio e desenvolvimento para a economia nacional.

A Casa Ideal é também um símbolo inultrapassável dentro do espaço Intercasa / LxD, sinónimo de conforto e modernidade, representa a casa de sonho, onde o visitante se pode rever ou tirar ideias, além de ficar a conhecer os estilistas e designers nacionais, que se associaram a este projecto premium, com propostas que reflectem a excelência das tendências de decoração para a casa. Este ano sob o mote ‘Com certeza… uma casa portuguesa’, concebida para habitação de um casal, personagens fictícias que humanizaram e deram vida à Casa Ideal, estiveram em evidência produtos de vanguarda das áreas de desing de interiores, decoração e moda nacionais. A CASA IDEAL´14 foi construída pelas empresas Growithewind e Imprilar e a elas associaram-se dezenas de marcas portuguesas. A equipa que concebeu e decorou cada um dos espaços da Casa Ideal, foram os designers Lígia Rézio, Paulo Pereira, Sandrina Francisco, Susana Tristão, Inês Cesteiro e Sónia Rodrigues, Carla Gago e Ricardo Santos.

Nesta 5ª edição do LxD os holofotes estiveram também virados para os palcos da moda, caso do Fashion Five, Projecto I&D Moda das Escolas Superiores de Moda Portuguesas – Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, Universidade da Beira Interior, Instituto Politécnico de Castelo Branco/ESART, Universidade do Minho e IADE-U – Instituto Universitário de Artes Visuais, Design e Marketing. No Fashion Five deste ano assistiu-se ao desfile individual dos finalistas de cada uma das instituições e, a encerrar, ao desfile conjunto das 5 instituições, onde participaram 5 alunos de cada uma delas. O Fashion Five apresentou na passerelle do LXD mais de 500 coordenados e com uma assistencia de mais de 1.000 convidados.

 

Também na área da moda e seus acessórios o África Fashion Day contou com a participação e entusiasmo de estilistas do continente africano, como Sofia Cadissil, Ana de Sá, Delfina e Beatriz Geraldo – Geraldo Fashion, Kilumba, Roselyn Silva e Jaqueline Roxo que fizeram desfilar modelos com as suas criações. Elegância, charme e riqueza de ideias deram alma a este desfile que pretendeu divulgar a diversidade cultural, fomentando sinergias e oportunidades de negócio entre as criadoras, a produção e a distribuição.

No Trends LXD, mais de 50 marcas e designers apresentaram na passerelle do Lisboa Design Show mais 400 coordenados, deixando a assistência positivamente surpreendida pelas novidades das novas colecções, já diponíveis no mercado.

Durante a realização do LxD foram conhecidos os designers vencedores da 4ª edição do concurso de design Home Sweet Home by Siemens. Cerca de 14 prototipos foram apresentados na exposição Home Sweet Home By Siemens no LXD´14 e os designers vencedores deste concurso viram a sua criatividade e talento distinguido na cerimónia de entrega de prémios. Dos 11 designers com a atribuição do 3º prémio, dos 8 com a atribuição do 2º premio e dos 7 designers que foram distinguidos com o 1º prémio, o júri independente atribuiu 3 prémios revelação. O 3º e 2º prémio revelação patrocinado pelo Grupo Turim Hotels, foram atribuidos ao designer Pedro Miguel Marques Seixas, com um conjunto de peças da Topázio e ao designer Tiago Jorge Russo da Silva, com peças SPAL, respectivamente. O 1º prémio revelação, patrocinado pela Siemens Electrodomésticos, atribuido a uma peça em cortiça da Black Cork tem a assinatura do designer Manuel Santos Vital.