O Guia Michelin distinguiu 14 restaurantes portugueses na sua edição de 2015. São mais dois que no ano passado e o número é agora um recorde para o País: 14 restaurantes e 17 estrelas.
Entre as “estrelas” conta-se o restaurante Belcanto, de José Avillez, em Lisboa, que depois de ter recebido a sua primeira estrela na edição de 2013, é agora o primeiro restaurante lisboeta com duas estrelas Michelin e o único com duas estrelas e um chef português.
O famoso guia turístico atribuiu também a primeira estrela ao chef Pedro Lemos que é responsável pelo seu restaurante homónimo, no Porto; e ao restaurante São Gabriel, de Leonel Pereira, em Almancil, que recupera assim a distinção perdida no ano passado.
Os outros restaurantes portugueses que foram distinguidos na edição anterior mantiveram o galardão. O Vila Joya e o Ocean, ambos no Algarve e ambos da responsabilidade de chefs austríacos repetem as duas estrelas. Willie’s em Vilamoura, Henrique Leis em Almancil, Il Gallo d’Oro no Funchal, Casa da Calçada em Amarante, Fortaleza do Guincho em Cascais, The Yeatman em Gaia, Feitoria em Lisboa, Eleven em Lisboa e L’And Vineyards em Montemor-o-Novo mantiveram uma estrela.
A apresentação do Guia Michelin Espanha e Portugal 2015 decorreu em Marbella, Espanha, e contou com 350 participantes. O Guia Michelin classifica restaurantes em 24 países do mundo e as suas estrelas são um símbolo de qualidade internacional. Falta a Portugal ter um restaurante com três estrelas…