As exposições Art on Chairs abrem portas no fim de Janeiro, em Lisboa e Paredes, em simultâneo com a inauguração da Incubadora para o Design de Mobiliário. O objectivo destas iniciativas é impulsionar a competitividade do sector do mobiliário.

As exposições da segunda edição do Art on Chairs – evento que promove o design e a criatividade como vectores de inovação na indústria de Paredes – inauguram nos dias 29 e 30 de Janeiro, em Lisboa e Paredes, respectivamente.

No dia 29, a visita inaugural à exposição “Desfrutar o Tejo”, no Cais do Sodré, tem início marcado para as 17h00, sendo seguida da inauguração da exposição “Como se pronuncia design em português?”, no MUDE, Museu do Design e da Moda, Colecção Francisco Capelo. Ambas exposições na capital nascem da parceria entre as câmaras municipais de Paredes e de Lisboa.

Em Paredes, a inauguração das exposições Art on Chairs acontece dia 30, a partir das 18h00, estreando o espaço da nova Aldeia Agrícola, Incubadora para o Design de Mobiliário de Paredes. Do programa constam as visitas às exposições “Duets”, “Experiência de Ser”, “Como se pronuncia Design em Português?”, “Experiência de Viver” e “Cadeira Parade”.

Os objectivos desta edição passam por aumentar a projecção internacional do território, indústria e comunidade local, impulsionando a requalificação e a competitividade. Ao longo do último ano, Art on Chairs desenvolveu residências na indústria, exibiu mobiliário de Paredes em mostras internacionais e realizou três concursos de design. A primeira edição de Art on Chairs foi distinguida pelos prémios RegioStars, iniciativa da Comissão Europeia que visa distinguir os projectos mais inspiradores de desenvolvimento regional.

Recorde-se que a indústria de mobiliário em Paredes é hoje responsável por exportações de mobiliário no valor 232 milhões de euros, trata-se de mais 6,1% do que no ano anterior. Actualmente existem no concelho cerca de 800 fábricas de produção de mobiliário, que empregam 50% da população activa.

Art on Chairs assume-se nesta edição como ainda mais internacional, com o lançamento de uma marca internacional de mobiliário contemporâneo, I DO. A nova marca deverá fazer a apresentação da sua primeira colecção no primeiro trimestre deste ano, servindo de apoio à internacionalização do mobiliário produzido em Paredes. Depois da missão empresarial de Paredes a Pequim, realizada em Setembro de 2014 e que foi a única presença portuguesa na Beijing Design Week, Singapura, Milão e Miami são algumas das cidades que acolhem o Art on Chairs em fevereiro, abril e maio deste ano.

Este é um evento internacional que promove o design e a criatividade contemporânea enquanto vectores de inovação na indústria e desenvolvimento transversal. Traduz-se num programa de exposições, concursos, residências, actividades educativas e itinerância internacional. Nesta que é a sua segunda edição, realiza-se em Paredes e Lisboa. A edição de estreia, em 2012, foi premiada pela Comissão Europeia, através dos RegioStars, atribuídos aos projectos regionais mais inovadores e inspiradores.