Terão lugar nos dias 25, 26 e 27 de Setembro as Jornadas Europeias do Património 2015, este ano subordinadas ao tema “Património Industrial e Técnico”.
Este evento tem por objectivo sensibilizar os cidadãos para o valor do património industrial e técnico e para a importância de um olhar actualizado acerca das suas potencialidades e do seu futuro.
O tema destas jornadas remete para um vasto conjunto do nosso património que se revela em fábricas, pontes, moinhos, canais, linhas de caminho-de-ferro, lojas, vilas operárias, minas, portos, património da água e da luz, pequenas indústrias artesanais, arquivos públicos e empresariais, entre muitas outras realizações da indústria e da técnica, alguns ainda em uso e outros abandonados ou já re-utilizados. Património este que é testemunho do engenho e criatividade de gerações passadas.
As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, envolvendo cerca de 40 países, tendo como objectivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da protecção do Património. Em cada país é promovido, anualmente, um programa de actividades a nível nacional. Em Portugal, cabe à Direcção-Geral do Património Cultural promover a divulgação do programa nacional das Jornadas Europeias do Património de 2015, procurando cativar um cada vez maior público para estas comemorações.
O espírito aberto das Jornadas Europeias do Património, pretende em primeiro lugar sensibilizar as pessoas para a importância da memória na construção de um futuro melhor, abre a possibilidade de, independentemente do tema específico proposto para este ano, as entidades promotoras de iniciativas poderem apresentar programação de actividades relacionadas também com outros temas patrimoniais.