Desde o dia 17 de Junho a Exposição “A Divina Comédia de Salvador Dalí”, na Praça Central do Centro Colombo, em Lisboa, já recebeu mais de 50.000 visitantes.
A mostra integra a 5ª edição do projecto “A Arte Chegou ao Colombo” e assinala os 750 anos do nascimento de Dante Alighieri - escritor do século XIV, mundialmente conhecido pela criação do poema didático alegórico A Divina Comédia.
As cem gravuras inspiradas na obra A Divina Comédia de Dante Alighieri estão divididas em nove salas onde os visitantes são convidados a fazer a viagem cenográfica dos três reinos pelos quais a vida humana passa até atingir a perfeição: Inferno, Purgatório e Paraíso. A complementar o ambiente surrealista da mostra existem três quadros interactivos onde os actores portugueses Ana Padrão, Fernando Ferrão e Afonso Melo interpretam respectivamente Beatriz-Gala, Dante Alighieri e Salvador Dalí.
A exposição, que conta com o apoio da Embaixada de Espanha,assinala a 5ª edição do projecto “A Arte Chegou ao Colombo”, uma iniciativa lançada em 2011 e que, nesse ano, contou com a parceria do Museu Colecção Berardo. O MNAA – Museu Nacional de Arte Antiga, em 2012, a Exposição “Andy Warhol – Icons”, em 2013, e a instalação interactiva “The Pool” da artista norte-americana Jen Lewin, em 2014, foram os projectos que se seguiram.
Sobre as mais de 50.000 visitas que a exposição já recebeu até ao momento, Paulo Gomes, director do Centro Colombo, salienta que “este número tão significativo e num tão curto espaço de tempo mostra que o nosso público aprecia a cultura e faz questão de nos visitar nas alturas em que temos edições d`A Arte Chegou ao Colombo a decorrer. Temos visto famílias com faixas etárias totalmente diferentes a fazer a visita e a reinterpretação das obras, criando uma ligação especial com a exposição, e, por consequência, ao nosso Centro. É, sem dúvida, mais uma aposta ganha na nossa Política de Arte Pública que visa a democratização da arte”.