O Centro de Artes Culinárias, no Mercado de Santa Clara, em Lisboa, vai expor durante a próxima semana a sua colecção particular de duzentas latas de conserva das mais variadas marcas e empresas nacionais.
A par desta mostra de conservas, os visitantes poderão ver ainda “a maior sardinha do mundo”, candidata ao Guinness World of Records, feita em crochet e tricot. O Centro de Artes Culinárias estará aberto ao público das 11h às 18h para receber os visitantes desta exposição.
No próximo dia 30 de Setembro, André Magalhães apresenta uma sessão de “Cozinha ao Vivo” com algumas receitas interessantes, rápidas e saudáveis que se podem fazer a partir das nossas conservas portuguesas.
Além da exposição em si, muito interessante do ponto de vista histórico-cultural e gastronómico, os visitantes podem provar alguns dos sabores das conservas tradicionais que vão ser servidos como petiscos durante a semana da exposição.
“A arte de conservar peixe numa lata é uma tradição gastronómica inesquecível. O objectivo desta exposição é continuar a dinamizar e promover uma indústria centenária tipicamente portuguesa”, afirma André Magalhães.
Este espaço aberto ao público visa dar visibilidade e continuidade à primeira exposição de conservas que teve lugar em Julho e Agosto deste ano, dando a conhecer o percurso cultural e gastronómico de uma das mais míticas iguarias nacionais e o espólio de objectos relacionados com a arte culinária que estavam em arquivo.