O Palácio Nacional de Sintra abre portas na noite de 6 de Dezembro, entre as 20h00 e as 00h00, no âmbito da celebração dos 20 anos da classificação da Paisagem Cultural de Sintra como Património Mundial da UNESCO.
O evento, organizado pela Parques de Sintra, terá entrada livre mediante inscrição prévia obrigatória, com uma capacidade limitada a 1.500 pessoas. As entradas no palácio estão sujeitas ao tempo de espera necessário para que os visitantes anteriores saiam, mas todos os inscritos terão entrada garantida.
A noite incluirá apresentações de música renascentista e dança de época (séculos XV e XVI) igualmente gratuitas. As apresentações de música renascentista serão realizadas pelo ‘Ensemble La Peña’ (do Sintra Estúdio de Ópera) que se dedica à pesquisa e interpretação da melhor música produzida em Portugal e Espanha nos séculos XVI e XVII.
As apresentações de dança serão realizadas pela ‘Associação Danças com História’, companhia que colabora em eventos de recriação histórica em monumentos nacionais. Nesta noite apresentarão trajes e danças da época de D. João I e de D. Manuel I. Ambas as apresentações têm lugar às 21h00, 22h00 e 23h00 na Sala dos Brasões e na Sala dos Cisnes, respectivamente.
Sintra foi o primeiro sítio europeu inscrito pela UNESCO como Paisagem Cultural, a 6 de Dezembro de 1995. De acordo com Manuel Baptista, presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra, “é com muita honra que a Parques de Sintra festeja duas décadas de reconhecimento do valor universal desta Paisagem, cujos elementos-chave são os parques e monumentos que desenham uma linha do tempo contínua de que a esta empresa é guardiã”.
Este evento será, assim, a forma de celebrar um marco na História de Sintra e de dar a oportunidade de conhecer gratuitamente um dos monumentos mais visitados da vila.
Foto: PSML – Wilson Pereira