‘Quadragésima’ é o festival que se realiza no concelho do Fundão de 10 de Fevereiro a 27 de Março. Simultaneamente decorre o festival gastronómico ‘Fundão, Aqui Come-se Bem’, sendo que o destaque nos restaurantes e pastelarias aderentes serão os sabores da Páscoa.
A ‘Quadragésima’, ciclo de tradições da Quaresma e Semana Santa do concelho do Fundão, realiza-se ao longo das sete semanas que precedem a Páscoa, entre 10 de Fevereiro e 27 de Março. É um ciclo de turismo religioso, dedicado às tradições do sagrado, ao teatro, às artes e à música. Este evento fomenta a redescoberta das tradições religiosas do território e divulga o património artístico local. Realiza-se todos os anos no concelho do Fundão e envolve mais de dez freguesias.
Como a gastronomia é também um reflexo destas tradições, decorre entre 18 a 27 de Março o Festival Gastronómico ‘Fundão Aqui Come-se Bem – Sabores da Páscoa’, no qual os restaurantes e pastelarias aderentes transportam para os seus estabelecimentos a tradição das casas das avós, dando a saborear o bolo doce, o bolo de azeite, o ‘borreguinho’ com azeite, as ‘papas de carolo’ ou o arroz doce.
No âmbito das celebrações religiosas, durante a Quaresma, a Semana Santa e a Páscoa, destacam-se em quase todas as aldeias do Concelho, as ‘Encomendações das Almas’, os ‘Cânticos dos Martírios’, as ‘Ladainhas’ e os percursos de ‘Regrar dos Passos’. Já na aldeia de Lavacolhos ocorre a singular ‘Procissão dos Penitentes’, e na Barroca, Aldeia do Xisto, decorre a ‘Procissão das Pinhas’. No Fundão salienta-se a ‘Procissão dos Santos Passos’, a ‘Procissão do Senhor da Cana Verde’, com a passagem pelas ‘Ermidas’ e a ‘Procissão do Enterro do Senhor’.
A Serra da Gardunha volta a ser o cenário noturno para a realização de uma Via Sacra, durante a qual as pessoas poderão percorrer e contemplar, dentro da floresta, as Estações de Quadros Vivos da Paixão de Cristo, encenadas pelo Agrupamento do Corpo Nacional de Escutas do Fundão.
Na noite de Sábado que antecede a Páscoa, todos os sinos do concelho do Fundão se unem e tocam em uníssono celebrando a Ressurreição de Jesus Cristo e a chegada da primavera, na ‘Festa da Aleluia’.
“É uma época muito importante para o Fundão por isso damos-lhe o devido destaque valorizando a tradição religiosa e cultural. Manter e celebrar as tradições do concelho do Fundão é um dos nossos grandes objectivos, ao mesmo tempo que promovemos a região enquanto local ideal para experienciar estas tradições com uma oferta turística de qualidade”, salienta Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Fundão.
O município do Fundão deixa o convite para descobrir este ciclo de tradições, num programa de três dias. Durante a estada, além de presenciar a tradição desta época de rituais religiosos e pagãos, únicos no País, os turistas poderão também descobrir, pelos caminhos da história, a Aldeia Histórica de Castelo Novo e desvendar as ruas das Aldeias do Xisto – Barroca e Janeiro de Cima. No Parque do Convento, em contacto com a natureza, terão a oportunidade de participar em actividades radicais como o arvorismo ou a escalada. Num momento relaxante, poderão passear pelas cerejeiras em flor e deliciar-se com os produtos endógenos, num piquenique singular. Durante a sua visita, podem ainda desfrutar da gastronomia do concelho num dos restaurantes aderentes do Festival Gastronómico, ‘Fundão, aqui come-se bem – Sabores da Páscoa’.
A ‘Quadragésima’ é um evento organizado pelo município do Fundão em parceria com o Arciprestado do Fundão e de Alpedrinha, a Santa Casa da Misericórdia do Fundão, a de Alpedrinha e da Soalheira, os Caminheiros da Gardunha, o Agrupamento do Corpo Nacional de Escutas do Fundão, os Bombeiros Voluntários do Fundão, o Clube de Produtores, os restaurantes, as juntas de freguesia e ainda com inúmeros grupos não formalizados, mas que se reúnem para participarem nas tradições quaresmais.