No próximo dia 24 de Abril ocorre, em Nelas, o II Trail da Caminhos Cruzados levado a cabo pela empresa produtora de vinhos do Dão que dá o seu nome a este evento.
O evento conta com três actividades: Trail Curto – 16km; Trail Longo - 35km e caminhada de 10km.
O Trail termina com um almoço, harmonizado pelos vinhos da Caminhos Cruzados, na nova adega. Para o vencedor o prémio são 36 vinhos Titular, Terras de Nelas e Terras de Santar, enquanto o segundo receberá uma garrafeira composta por 12 vinhos e o terceiro um conjunto de seis.
“É a segunda vez que realizamos este evento, que é uma maneira de dar a conhecer as maravilhosas paisagens do Dão e simultaneamente os nossos vinhos. O almoço é uma forma de convivermos com a população local e todos os que têm acompanhado o nosso trabalho e que se juntam a nós, este ano ainda mais especial, ao termos sido eleitos Produtor Revelação pela Revista de Vinhos”, afirma Paulo Santos, proprietário da Caminhos Cruzados.
A Caminhos Cruzados nasce em 2012 pela mão de Paulo Santos, empresário da área têxtil, que tinha o sonho de regressar às origens e colocar Nelas no mapa dos grandes vinhos do Dão. Os seus vinhos são feitos a partir de uvas de produção própria e de produtores selecionados, reconhecidos pela sua qualidade e excelência de castas, todos na região do Dão.
A empresa (vinhas e adega) situa-se no Dão, mais especificamente em Nelas, região que está protegida dos ventos pelas serras do Caramulo, Montemuro, Buçaco e Estrela, reunindo assim condições geográficas excelentes para a produção de vinhos.
No seu currículo, e com assinatura da equipa dos enólogos Manuel Vieira e Carlos Magalhães, surgem os vinhos Terras de Nelas, Terras de Santar e a marca bandeira da empresa, a gama de vinhos Titular, que ganha cada vez mais visibilidade a nível internacional. Os vinhos da Caminhos Cruzados mantêm a tradição e qualidade da região trabalhando as castas características desta zona: Touriga Nacional, Alfrocheiro, Jaen e Tinta Roriz, Encruzado, Bical e Malvasia Fina.
Recentemente adquiriram a Quinta da Teixuga, também no concelho de Nelas, onde já estão a produzir aquele que será o topo de gama dos vinhos de Paulo Santos, o Teixuga, que será lançado no mercado no próximo mês.
A Caminhos Cruzados está assente no mercado nacional, encontrando-se à venda por todo o país, inclusive nos Açores e na Madeira. A nível internacional, a empresa encontra-se já representada em países como Alemanha, Angola, Brasil, Canadá, China, França, Suíça, entre outros.
Recentemente foi considerado pela revista de Vinhos o ‘Produtor Revelação de 2015’.