Vilamoura World desenvolveu um conceito inovador ao qual deu o nome de ‘V-ART’, que visa a promoção das artes visuais e performativas, com o objectivo de apoiar e incentivar as comunidades locais no desenvolvimento de projectos artísticos, bem como promover o que de melhor se faz em Portugal, aproximando artistas nacionais e internacionais.

O conceito V-ART pretende abranger artistas das mais variadas áreas, desde escrita, teatro, dança e até arte urbana. Este projeto pretende levar a arte a novos locais e usará vários pontos icónicos de Vilamoura como a Marina, o Museu e os seus espaços verdes.

A primeira iniciativa realizada no âmbito deste conceito será feita em parceria com a Omey Projects e chama-se ‘The Lost Warhols’. A exposição ‘The Lost Warhols’ by Karen Bystedt, é a primeira ‘pincelada’ neste conjunto de iniciativas para promover o novo conceito artístico criado por Vilamoura World. Para esta exposição foram convidados os artistas de rua portugueses mais proeminentes, assim como alguns artistas internacionais de renome. O trabalho desta exposição terá como ponto de partida várias fotografias de Andy Warhol (da autoria de Karen Bystedt), que serão trabalhadas em conjunto com os vários artistas convidados, naquilo que é uma fusão entre a arte fotográfica e a arte urbana.

Paralelamente à exposição, será também edificado e trabalhado um mural no centro de Vilamoura, com a colaboração de alguns artistas, para simbolizar o início do compromisso de Vilamoura World em promover e apoiar a arte em Portugal. A equipa de Vilamoura World e da Omey Projects irá também percorrer as escolas da região, com vista a sensibilizar os jovens para esta temática. Além destas iniciativas, vários artistas serão desafiados a participar numa exposição de arte intitulada ‘10 x 10’, cujo objectivo é promover jovens artistas em ascensão, que terão a oportunidade de dar a conhecer o seu trabalho.

As candidaturas ao concurso ‘10 x 10’ estão abertas até 3 de Junho e serão aceites projectos que explorem o sentimento de ‘Vilamoura Life’, enquanto destino de eleição pelas suas magníficas praias, campos de golfe de renome, excelentes instalações equestres de nível mundial, uma marina premiada e ótimas condições para a prática de desportos. As interpretações feitas pelos artistas deverão resultar numa peça de Arte Urbana animada, leve e fresca. As 10 peças de arte vão estar expostas no Museu Cerro da Vila, em Vilamoura, por um período de 10 semanas.