O Silo-Espaço Cultural do NorteShopping inaugura no dia 10 de Setembro, pelas 18h30, uma exposição da autoria de Filipa Tojal e Patrícia Geraldes, intitulada ‘Floresta a Oriente’, que estará patente ao público até dia 9 de Outubro.

As duas artistas vão partilhar os dois pisos da galeria na exposição ‘Florestas a Oriente’, com cada piso dedicado a um dos trabalhos. Filipa Tojal apresenta os seus mais recentes trabalhos no Piso 0 e, no Piso -1, estarão patentes os trabalhos de Patrícia Geraldes. Partindo da paisagem e da forma como esta se desenvolve, Filipa Tojal explora processos de liberdade gestual em busca de automatizar o processo da pintura, da representação, de um significado imediato ou da narrativa. Com exposições colectivas em Portugal e Inglaterra, a jovem reside actualmente no Japão e expõe agora, pela primeira vez, os seus trabalhos no Silo-Espaço Cultural do NorteShopping. A exposição de Patrícia Geraldes reflecte o trabalho que a artista vem desenvolvendo em torno do desenho, com recurso à escultura ou à fotografia. As suas obras são compostas por elementos simples que se conjugam, com grande tónica na acção da gravidade. A artista portuense conta no seu currículo com exposições individuais e colectivas em Portugal, Índia, Tunísia, Áustria, Inglaterra, Espanha e França, assim como intervenções de Arte Pública e acções junto das comunidades.

Para Nuno Malheiro Sarmento, curador da exposição, “são duas artistas com diferentes técnicas em exposição, o trabalho de Filipa Tojal parte da paisagem e busca uma narrativa, enquanto o trabalho de Patrícia Geraldes se desenvolve através de estruturas orgânicas em torno do desenho”.

Com entrada gratuita no Silo-Espaço Cultural do NorteShopping (junto ao Parque Infantil, no piso 0), esta exposição pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 20h00 e, aos fins-de-semana, das 12h30 às 22h00.

Relativamente às próximas iniciativas que irão integrar a programação cultural da Galeria do NorteShopping, destacam-se uma mostra individual de Pintura de Mariana Barrote, denominada ‘Chama Flanante’, e que irá estar patente ao público entre os dias 16 de Outubro e 13 de Novembro; e, também, uma exposição individual de Escultura de Alexandre Tomás – ‘Que Salmos ou que Versos’ - que poderá ser visitada entre os dias 20 de Novembro e 23 de Dezembro.