A terceira edição do ciclo ‘Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie’ chega ao fim no próximo sábado, dia 29 de Outubro. Os agrupamentos Helianthus Ensemble e La Gaia Scienza serão os últimos a subir ao palco da Sala da Música, no Palácio Nacional de Queluz.

‘Um passeio pelo Classicismo europeu’ é a proposta para o concerto da noite de sexta-feira, 28 de Outubro, pelas 21h30. O Helianthus Ensemble – composto por Laura Pontecorvo (flauta), Iskrena Yordanova (violino), Marco Ceccato (violoncelo) e Guido Morini (pianoforte) - interpretará obras de Tommaso Giordani, Giovanni Battista Costanzi, Joseph Haydn, Franz Danzi e Wolfgang Amadeus Mozart.

O concerto de encerramento do ciclo, intitulado ‘Três trios da trindade vienense’, tem lugar a 29 de Outubro, às 21h30. Federica Valli (pianoforte), Stefano Barneschi (violino) e Paolo Beschi (violoncelo) formam o trio La Gaia Scienza, considerado um dos mais invulgares e interessantes grupos da cena musical italiana. O ensemble apresentará obras das três grandes figuras do Classicismo vienense: Joseph Haydn, Mozart e Beethoven.

Organizado em parceria com o Divino Sospiro - Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal, o ciclo ‘Noites de Queluz’ tem a direcção artística de Massimo Mazzeo e propõe uma viagem pela música erudita que se ouviu na Europa entre o Barroco e o Romantismo, contando com a participação de muitos dos mais conceituados intérpretes europeus especializados na música Setecentista.

O ciclo integra a Temporada de Música Erudita da Parques de Sintra, que inclui também os ‘Serões Musicais no Palácio da Pena’ e o ciclo ‘Reencontros – Memórias musicais de um Palácio’, no Palácio Nacional de Sintra.

Foto: PSML – Wilson Pereira