Seja com manhãs de Inverno, ou tardes de Verão, em Março celebra-se a chegada da Primavera nos parques e monumentos de Sintra. As comemorações da estação mais florida do ano vão ser feitas com música do período romântico.

De 4 a 25 de Março decorre o ciclo ‘Serões Musicais no Palácio da Pena’. Nos quatro Sábados do mês, recria-se no Salão Nobre do Palácio Nacional da Pena o espírito dos saraus que ali aconteceram na época de D. Fernando II. Esta terceira edição conta com intérpretes nacionais e internacionais, como Vasco Dantas, João Paulo Santos, Christian Hilz, Siphiwe McKenzie e Marco Alves dos Santos, que nos apresentam a alguns dos mais brilhantes compositores do século XIX, como Franz Liszt e Johannes Brahms, mas também a artistas plásticos seus contemporâneos, como Alfredo Keil e Rafaelo Bordalo Pinheiro, em Serões que harmonizam a música com a imagem.

Já no Domingo, 12 de Março, às 15h00, haverá uma visita guiada à exposição ‘Fernando Coburgo fecit: a actividade artística do rei-consorte’. Esta mostra, patente no Palácio Nacional da Pena até 30 de Abril, dá a conhecer a obra artística do monarca e revela um numeroso conjunto, nunca antes exposto, de desenhos, gravuras e documentos manuscritos adquiridos em 2012 pela Parques de Sintra. Ao longo da visita, que parte de uma abordagem geral à história do Palácio, os participantes terão a oportunidade de explorar o gosto pela experimentação do rei-artista, através de uma exposição inédita que marca ainda a reintegração dos aposentos de D. Manuel II no circuito de visita.

No fim-de-semana de 18 e 19 de Março, regressa ao terreiro do Palácio Nacional de Sintra a ‘Exposição de Camélias e Orquídeas’, organizada pela Parques de Sintra, em colaboração com a Associação Portuguesa de Camélias e o Clube dos Orquidófilos de Portugal. A mostra, este ano dedicada ao chá e à camélia de chá, tem entrada gratuita e visa promover o valor botânico associado às camélias e orquídeas em Sintra. Além da exposição e venda destas plantas, a exposição conta com demonstrações de técnicas de propagação e poda de camélias, demonstrações de propagação, envasamento e manutenção de orquídeas e degustação de chá.

No último fim-de-semana do mês, a 25 de Março, Sábado, regressam as sessões de anilhagem de aves, desta vez num novo cenário: a Quintinha de Monserrate. Entre as 9h30 e as 12h00, os participantes vão aprender a distinguir as várias espécies de aves e as suas principais características, observando de perto os exemplares capturados. Todo o processo será acompanhado com explicações detalhadas sobre cada passo, sendo sublinhada a importância do processo de anilhagem para a conservação da avifauna. A iniciativa assinala o Dia Internacional da Floresta, que se comemora a 21 de Março.

Foto: PSML