Em 2016, a primeira edição da Lisbon Cocktail Week (LCW) foi um sucesso. Este ano, regressa de 21 a 29 de Abril com muitas novidades.
Na edição de 2016, mais de 50 espaços lisboetas participaram nesta semana de celebração do cocktail. Foram servidos quase 15.000 cocktails a mais de 10.000 consumidores. O número de locais subiu, a quantidade de prémios também.
Para este ano, como explica Mário Batista, um dos fundadores deste evento que celebra o cocktail, “a primeira edição destacava a criatividade e os cocktails de autor e por isso este ano quisemos que a LCW ganhasse uma componente mais didática”. Como? Os estabelecimentos envolvidos no evento, e que terão à disposição dos clientes pelo menos três cocktails em regime de ‘dois por um’, têm de incluir um cocktail clássico nessa trilogia.
Em comparação com o evento do ano passado, este ano vão ser muitas novidades. O número de locais sobe de 54 para 62, há mais prémios além de ‘O Melhor Cocktail de Lisboa’ escolhido por um júri especializado, pelo que será também atribuída uma distinção ao ‘Melhor Cocktail Sem Álcool’ e ao ‘Cocktail Escolha do Público’, através de uma votação online.
Destaque também, na edição de 2017, para os ‘Mocktails’, isto é, o reforço de cocktails sem álcool nas opções, e a estreia do ‘Shop & Mix’, uma rota paralela à rota principal, mas com lojas e locais onde os aficcionados da mixologia podem comprar utensílios e ingredientes para fazer cocktails em casa.
Refira-se que cada local terá um cartaz de programação próprio durante a LCW com concertos, jantares com pairing de cocktails e workshops.
A LCW existe porque Mário Batista, da The Bottle Affair, e Paulo Amado, director das Edições do Gosto, sentiram que não era dada a atenção devida aos cocktails. Admiradores confessos da cultura do cocktail decidiram elevar este movimento e escolheram Lisboa para ser o palco desta celebração, numa altura em que o nível dos profissionais e dos locais está em visível crescimento.