A empresa CIN acaba de lançar as novas argamassas Lacose TDMortars dedicadas ao segmento de reabilitação de edifícios antigos. Esta iniciativa permitiu apoiar a investigação nacional.

Mantendo a procura de soluções inovadoras que respondam às constantes solicitações do mercado, a CIN lançou as novas argamassas Lacose TDMortars, especialmente indicadas para a reabilitação de edifícios antigos. Esta é uma grande aposta da CIN na dinamização e apoio à investigação nacional, que lhe permite alargar o âmbito de negócio e lançar novos produtos em Portugal e noutros países.

Esta inovadora gama de argamassas foi desenvolvida por três jovens investigadores, após vários anos de investigação que decorreu na Unidade de Investigação Geobiotec e no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro.

O gestor de produto, Pina Gomes, afirma que “a aposta nesta nova gama permite-nos colocar à disposição do mercado uma gama de produtos de tecnologia tradicional com um desempenho actual totalmente compatível com as metodologias e tipos de materiais utilizados na construção de monumentos e edifícios antigos. Além disso, é uma forma de apoiarmos a investigação científica e a transformação da mesma em negócio através da spin-off DDL – Argamassas Tradicionais Pré Doseadas, Lda”.

A constante preocupação pela conservação do património e a reabilitação urbana, como áreas estratégicas para o futuro das cidades e para o sector da construção respectivamente, está na base do investimento nesta gama de argamassas tradicionais.

Por apresentar caraterísticas físicas e químicas compatíveis com as argamassas antigas, a gama Lacose TDMortars é a mais adequada para as obras de reabilitação, restauro e conservação dos edifícios antigos. Apresentam elevada qualidade, são fáceis de preparar (basta juntar água) e aplicar. Podem também ser utilizadas em construção contemporânea, melhorando o comportamento dos edifícios em relação à micro-fissuração, à permeabilidade ao vapor de água ou à sua durabilidade.

As argamassas Lacose TDMortars são essencialmente constituídas por cal aérea, areia e aditivos naturais e foram especialmente formuladas para colmatar algumas lacunas identificadas em argamassas antigas. Aperfeiçoaram-se alguns parâmetros que se traduzem numa aplicação mais fácil, tempo de cura mais rápido e permeabilidade e elasticidade mais elevadas.

Estas novas argamassas apresentam ainda a vantagem de serem adaptadas para interiores ou exteriores e permitirem reparações pontuais, assentamento de cerâmicas ou enchimento de roços e orifícios.

Esta parceria entre a CIN e a DDL contempla ainda a internacionalização para os mercados onde a CIN está já presente.