A Sotecnisol Energia desenvolveu um projecto pioneiro de auto-consumo fotovoltaico, integrado em Car Parking. Com este sistema, prevê-se que, com uma taxa de utilização de 95% desta energia, haja uma redução da energia adquirida à rede pública na ordem dos 30%.

A Sotecnisol, grupo português que opera nos sectores da construção, ambiente e energia, acaba de instalar um sistema pioneiro de auto-consumo fotovoltaico, integrado num Car Parking, na Instituição de Solidariedade Social Fundação Manuel Francisco Clérigo, em São Martinho do Porto.

Tendo como principal objectivo a racionalização dos seus elevados custos energéticos e preocupações ambientais, a Fundação solicitou à Sotecnisol Energia o desenvolvimento de um projecto que combinasse eficiência energética e integração arquitectónica, replicável também noutros locais de São Martinho do Porto.

Respondendo ao desafio, a Sotecnisol desenvolveu uma instalação solar fotovoltaica para auto-consumo, concebida e integrada numa estrutura de Car-Parking para estacionamento de viaturas, com efeito de sombreamento.

Este sistema inovador instalado na cobertura do estacionamento da Fundação terá uma produção anual de energia estimada em 43.400 kWh, prevendo-se uma redução da energia adquirida à rede pública na ordem dos 30%.

A Sotecnisol continua assim a ter um papel preponderante no mercado energético ao desenvolver projectos e soluções de vanguarda que potenciam o aproveitamento e a utilização de energias renováveis nas áreas dos sistemas de energia solar.

Para o director da Sotecnisol Energia, Filipe Bello Morais, “a nossa filosofia é ir sempre ao encontro do que os nossos clientes necessitam e com base nisso estamos em permanente pesquisa sobre as melhores soluções de aproveitamento energético, procurando responder aos desafios que se nos deparam”.