A líder ibérica na produção de autoclismos OLI celebra 60 anos de vida e assinala, este mês, o número simbólico de 25 milhões de autoclismos produzidos na fábrica de Aveiro, desde 1980.

No primeiro trimestre registou um crescimento global de 8%, em comparação com o período homólogo do ano anterior, correspondendo à previsão de um aumento global na ordem 10% em 2014 e à renovação do compromisso com o crescimento económico. No ano passado, a OLI obteve um volume de negócios de 40 milhões de euros.

A OLI iniciou a internacionalização em 1992 e, atualmente, exporta 80% da produção para 60 países dos cinco continentes. A invenção da dupla descarga da água do autoclismo há 20 anos - hoje presente em todo o mundo e responsável por uma poupança de água na ordem dos 50% - revelava que a inovação estava no ADN da empresa liderada por António Oliveira.

Nos últimos cinco anos, a OLI investiu cerca de 10 milhões de euros em Investigação e Desenvolvimento. Possui 40 patentes activas na Europa e foi a empresa em Portugal que mais pedidos de patentes efectuou no ano passado ao Instituto Europeu de Patentes. Diariamente, uma equipa de 20 colaboradores estuda, em conjunto, com universidades e centros de investigação nacionais e internacionais, soluções que asseguram o uso sustentado da água e a inclusão de pessoas com mobilidade reduzida no acesso às instalações sanitárias.

A melhoria contínua está na base da estratégia da empresa que proporcionou 70.880 horas de formação aos 350 colaboradores, nos últimos cinco anos, e implementou, em 2007, com o Instituto Kaizen o projecto “Total Flow Management”, uma metodologia de melhoria de produtividade e de eficiência operacional. No ano passado venceu o “Prémio Kaizen Lean”, categoria “Excelência na Produtividade”, pelo aumento da produtividade e eficiência operacional.

Na comemoração do 60º aniversário, a OLI construiu novas áreas de lazer e de convívio comum para os colaboradores e promoveu eventos direccionados para a comunidade, nomeadamente um concerto com a banda portuguesa “Os Azeitonas”, em Aveiro, e um Campeonato de Vela na Costa Nova, que arrancou no último dia 10 e tem a final agendada para o dia 12 de Julho.