A apresentação de um  filme promocional dos materiais de construção, que pode ser usado por qualquer empresa nas suas próprias acções de marketing, será um dos pontos altos da conferência da Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção (APCMC).

Numa altura em que é reconhecido que o crescimento que queremos para o país é indissociável do processo de regeneração e reabilitação das nossas principais cidades, a APCMC quer envolver neste desafio toda a fileira do imobiliário e da construção, dos projectistas aos mediadores imobiliários e dos fabricantes aos comerciantes de materiais de construção, passando pelas universidades.

A “Conferência Internacional, Reabilitação e Construção Sustentável: um desafio global”, que se realiza no dia 30 de Maio, no Porto, procura, por isso, “envolver as entidades públicas e privadas dos mercados de exportação com potencial de crescimento na procura de produtos e serviços para a construção sustentável e para a reabilitação de edifícios, dando a conhecer a oferta e as capacidades do sector dos materiais de construção”, adianta José de Matos, secretário-geral da APCMC.

A realização da conferência internacional acontece poucos meses depois da entrada em vigor do Regime Excepcional da Reabilitação Urbana, um instrumento considerado crucial para a eliminação de muitas das actuais barreiras que dificultavam a concretização dos projectos de reabilitação nas cidades.

Na opinião de José de Matos “o Regime Excepcional da Reabilitação Urbana poderá ser importante para dar um novo fôlego a este segmento e ajudar a melhorar as condições de vida das pessoas e a acabar com a má imagem que mancha as nossas cidades”.

 

Quanto à recuperação do sector dos materiais de construção, o responsável alerta que nos últimos meses têm vindo a suceder-se alguns sinais animadores, que leva a APCMC a esperar que estes se concretizem, ainda que lentamente, pelo menos naqueles segmentos de actividade que mais tocam o sector, como é o caso da renovação, da reabilitação e da construção de edifícios, seja de habitação ou de serviços.

A conferência internacional da APCMC vai ser marcada por dois momentos únicos, tendo em conta que vai ser aproveitada a oportunidade para apresentar um  filme promocional dos materiais de construção, das empresas, da arquitectura e da engenharia portuguesas. “O nosso objectivo é tornar patente a excelência dos nossos produtos e serviços nesta área, ajudando a valorizar a nossa oferta e que poderá se usada por qualquer empresa nas suas próprias acções de marketing, nomeadamente em feiras”, destaca ainda o responsável.

No decorrer do evento, irá, também, ser apresentada uma nova Plataforma Digital, bilingue,  que inclui um directório de produtos e empresas, organizado de forma a favorecer a consulta dos arquitectos e projectistas, promovendo os produtos portugueses em todo o mundo. Estes dois projectos da APCMC foram apoiados pelo programa Compete, no âmbito do QREN.

A área da internacionalização tem apresentado um enorme crescimento na actividade dos materiais de construção. “Tem havido, sobretudo nos dois últimos anos, um enorme crescimento, quer do número de empresas envolvidas, quer das acções dirigidas aos diversos mercados externos, cujos frutos começam a aparecer”, acrescenta José de Matos.

 

Para o responsável, o objectivo é alcançar junto destes mercados um nível de percepção de qualidade da origem “Portugal”, susceptível de criar uma diferenciação positiva que se possa traduzir numa valorização adicional dos nossos produtos de construção, retirando-os da concorrência apenas pelo preço. “Nos projectos que temos vindo a executar com o apoio do QREN, apresentamo-nos, em todas as acções que realizamos, com o lema de marketing “Excellence for Building, from Portugal”, procurando uma associação entre os elementos de excelência que os mercados já reconhecem aos outros produtos e serviços da mesma fileira, nomeadamente à arquitectura e engenharia portuguesas”, termina José de Matos.