A Associação de Empresas de Construção Obras Públicas e Serviços (AECOPS) aderiu ao movimento “Renovate Europe”. O objectivo passa por sensibilizar o Governo português para a promoção de uma estratégia de reabilitação urbana e de eficiência energética dos edifícios no nosso País.
O movimento “Renovate Europe”, que conta com a participação activa da Federação da Indústria Europeia da Construção (FIEC), lançou uma iniciativa à escala europeia para estimular o crescimento económico com base na eficiência energética dos edifícios, o que pressupõe a criação de condições institucionais e legislativas para promover a dinamização de ambiciosos programas de renovação urbana nos vários Estados-membros.
Esta iniciativa - que visa sensibilizar tanto os decisores da política económica europeia, os deputados e a Comissão Europeia, como os governos nacionais -, evidencia uma nova oportunidade para renovar a Europa, assente na estreita ligação entre três elementos: o relançamento da actividade económica, por via da dinamização do investimento, do emprego e do sector da Construção; a melhoria do conforto e da qualidade de vida das populações; e a defesa do ambiente, através de uma significativa redução das emissões de CO2.
Para a AECOPS, o manifesto do movimento “Renovate Europe” constitui um instrumento e uma oportunidade para sensibilizar o Governo português para a importância de utilizar o próximo quadro comunitário 2014 - 2020 na promoção de uma estratégia de reabilitação urbana com escala, que contribua para um novo ciclo de crescimento sustentado da economia portuguesa, alavancado pela melhoria da eficiência energética dos edifícios.
Nesse sentido, a associação já avançou que tudo fará para que as autoridades nacionais concretizem esta possibilidade e é neste contexto que procede à divulgação do referido manifesto, para os efeitos que considerem adequados.
Foto: Natura Towers