A Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) revela que, desde o início de 2014, os empresários do sector estão mais optimistas. Do mesmo modo, a carteira de encomendas estabilizou e o número de licenças para obras de reabilitação em Lisboa aumentou.

De acordo com os empresários inquiridos no Barómetro da Reabilitação Urbana, constante do Inquérito Mensal à Actividade da Construção realizado pela AICCOPN, o indicador de confiança dos empresários mantém uma tendência crescente desde o início do ano, registando um crescimento médio mensal de 2,5%.

Este indicador é acompanhado por uma estabilização da opinião sobre a carteira de encomendas de obras de reabilitação, cujo índice se tem mantido estável, com a variação, no último mês, a situar-se em apenas 0,5%.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, no primeiro trimestre de 2014 foram emitidas 1.780 licenças pelas câmaras municipais para obras de reabilitação de edifícios, das quais 903 respeitam a edifícios de habitação e as restantes 877 a edifícios não residenciais. Estes números revelam uma redução, em termos homólogos, de 4,3% nos edifícios de habitação e de 3,6% nos edifícios não residenciais.

Numa análise por região, constata-se que apenas a Região de Lisboa apresenta variações positivas com um crescimento das licenças de reabilitação emitidas de 144%, enquanto as restantes regiões apresentam quebras significativas com destaque para a Região Autónoma dos Açores (-32,3%) e para o Algarve (-23,4%).

Foto: Anabela Loureiro