As previsões relativas ao “Clima de Risco do Comércio Global para o Sector da Construção” traçadas pelas Crédito y Caución não são as mais animadoras. Para Portugal, a previsão no sector da construção é classificada como “Má”.
O comportamento do sector previsto para o nosso País, em Junho de 2014, é “mau”. Com o mesmo desempenho estão também Espanha, Eslováquia, Itália, Países Baixos, Polónia e República Checa.
Na lista de 34 países apresentados apenas dois – Alemanha e Tailândia – apresentam um “bom” comportamento e 11 países têm um comportamento “favorável”, nomeadamente Áustria, Brasil, Canadá, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos da América, Hong Kong, Indonésia, Japão, Singapura, Suíça e Taiwan.
Neste top de previsões para o sector da construção surgem ainda vários países classificados como “desfavorável”. Entre eles encontram-se a Austrália, Bélgica, China, Dinamarca, França, Hungria, Índia, Irlanda, México, Nova Zelândia, Reino Unido, Rússia, Suécia e Turquia. Refira-se que nenhum país foi considerado com uma previsão “excelente”.
A Crédito y Caución é o único operador português de crédito integrado com expressão no exterior e cujas previsões de comportamento foram realizadas por analistas do Grupo Atradius que avaliam directamente o risco associado às empresas em cada mercado, quando uma empresa portuguesa segurada pela empresa quer terminar uma operação comercial em mercados externos.
Foto: Anabela Loureiro