O arquitecto Álvaro Siza Vieira desenhou para a OLI a “Trumpet”, uma placa de comando de autoclismos interiores, que remete para o universo dos sons e do ritmo da música.
A nova solução da empresa líder ibérica na produção de autoclismos foi “inspirada no pistão de um trompete e reúne design e funcionalidade”, explica Siza Vieira. Os dois botões da placa de comando, semelhantes aos pistões do instrumento musical, são os protagonistas que desafiam trazer ao espaço de banho o virtuosismo das artes.
Além do design e da funcionalidade, a “Trumpet” é uma fonte de energia limpa porque recorre ao sistema pneumático, não necessitando de energia. A placa de comando adapta-se a diversos ambientes e décors e está disponível em inox cromo e inox escovado.
Com a criação de Siza Vieira, a OLI reforça a sua ligação à arquitectura mundial de referência, dando ao banho a identidade única de autor. De salientar que já em 2012 a OLI trabalhou com Eduardo Souto Moura na criação da placa de comando SM15, inspirada no tradicional azulejo português.
A OLI celebra este ano 60 anos e já ultrapassou os 60 mercados internacionais dos cinco continentes onde está presente. A inovação, através da incorporação de design e tecnologia, permite-lhe competir à escala global. Este ano estima crescer globalmente 10%. Em 2013 obteve um volume de negócios de 40 milhões de euros.
A OLI dedica-se à concepção, industrialização, produção e comercialização de sistemas de instalação sanitária. A empresa fundada em 1954, em Aveiro, é hoje uma das empresas portuguesas com mais patentes na Europa e uma das que mais investe em protecção de patentes em Portugal, através de um contínuo investimento em Investigação e Desenvolvimento. Em Portugal, comercializa ainda, uma gama alargada de produtos no sector dos hidro-termo-sanitários – equipamentos para casas de banho, aquecimento central, energia solar térmica e tubagens.