A empresa portuguesa especializada na reabilitação, recuperação, construção, manutenção e gestão técnica de edifícios está a renovar o mítico bar Roterdão, situado em pleno Cais do Sodré. Construído no início da década de 80, o Roterdão é palco de uma intervenção de recuperação e reabilitação por parte da Linhas Gerais.
O novo projecto manterá a linha e traça do edifício, conservando a fachada original, muito ao estilo kitsch. Contudo, o piso inferior será totalmente remodelado, com novas casas de banho, balcões e paredes. Também o piso superior sofrerá algumas alterações, mas mantendo os sinais mais característicos da zona: as madeiras, os espelhos, os bancos e o balcão.
“A renovação do Roterdão será um desafio extremamente aliciante para a Linhas Gerais, não tanto pela sua vertente técnica, mas pela sua carga histórica. É com enorme orgulho que realizamos intervenções como esta, deixando a nossa marca na preservação deste legado histórico e culturalmente rico da cidade de Lisboa”, afirma a direcção da Linhas Gerais.
Originalmente conhecido como um refúgio de marinheiros e albergue dos mais notívagos vícios, o novo Roterdão quererá primar pela diferente escolha musical, sempre pautada pelos estilos indie, rock, pop, soul & blues. Apostará, igualmente, nos eventos culturais ao vivo, dando palco a pequenas peças de teatro, concertos acústicos, apresentações de livros e exposições, entre outros.
“A colaboração e expertise da Linhas Gerais será fundamental para manter o espírito do Roterdão vivo, bem como para materializar todas as alterações que pretendemos executar, sem nunca esquecer as necessárias adaptações à legislação vigente”, comenta Ana Afonso, gerente do Roterdão.
Criada em 2007, a Linhas Gerais iniciou a sua actividade dedicando-se essencialmente à reabilitação, recuperação e construção de edifícios destinados a diferentes tipos de utilização. A partir do início do ano 2009 estendeu a sua atividade à manutenção e gestão técnica de edifícios. A Linhas Gerais conta, no seu quadro técnico, com colaboradores de elevada experiência e qualidade no sector em que se enquadra e tem objectivos bem definidos, que passam pela melhoria constante da qualidade dos serviços prestados nos projectos que lhe são confiados, apostando ainda na crescente especialização nos campos da reabilitação urbana e da manutenção e gestão técnica de edifícios.