Até dia 26 de Outubro, vai decorrer a 26ª edição da feira Concreta, na Exponor, Matosinhos. Este ano vai ter em destaque as temáticas da regeneração urbana e da construção sustentável.
Os vectores que vão, a partir de hoje, orientar a Concreta 2013 são: internacionalização, regeneração urbana, sustentabilidade, I&D e inovação.
No que toca à internacionalização, o certame vai criar, pela primeira vez, o “Portugal Meeting Point”. Trata-se de uma zona com várias actividades e valências que vai funcionar como um showroom de grandes dimensões, materializando, através de módulos individualizados ou através de instalações, as soluções e os materiais apresentados pelas empresas fabricantes nacionais presentes no certame. Esta área será o centro nevrálgico dos encontros de negócio entre a procura nacional e internacional e a oferta nacional.
A Concreta aposta, ainda, fortemente na inovação e I&D, fomentando no seu recinto a ligação entre os empresários e as universidades para estimular o conhecimento e a adoção de técnicas e procedimentos inovadores.
Na vertente da sustentabilidade, a atenção vai focar-se, essencialmente, na evolução de novos e mais eficientes materiais de construção. Paralelamente, a Concreta acolhe, ainda, o ISCE-International Steel Construction Exhibition, organização da responsabilidade da Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista.
Em conjunto com os agentes mais representativos do sector, a organização desta feira tem como objectivo “posicionar a Concreta 2013 como o principal momento de debate, networking e internacionalização da fileira da construção portuguesa” e “reforçar a vertente da internacionalização através de convite a compradores de mercados estratégicos, colocar em evidência a construção sustentável e alargar o âmbito deste evento à regeneração urbana e à gestão inteligente das cidades”.
Exponor
Foto: Exponor