O nosso País registou no mês de Setembro a segunda maior queda da produção do sector da construção na União Europeia (UE), segundo os dados avançados pelo Eurostat. Por outras palavras, verifica-se um regresso às quedas depois das subidas registadas nos meses de Julho e Agosto.
Segundo os dados hoje divulgados pelo gabinete de estatísticas, entre os 14 países com dados disponíveis, a Itália teve a maior quebra em setembro face ao mesmo mês de 2013, de 10,6%, seguindo-se Portugal (-5,2%), França (-3,4%) e Holanda (-3,1%). Também a Alemanha caiu (-1,5%). Do lado oposto surgem, com as maiores subidas, Espanha (9,1%)), República Checa (8,2%) e Hungria (7,3%).
No que diz respeito a valores globais, a produção da construção recuou 1,7% na zona euro em termos homólogos, em Setembro, e 0,4% nos 28 países da UE. Relativamente ao indicador da produção da construção em termos mensais, caiu 1,8% em Setembro em comparação a Agosto na zona Euro e 0,9% na UE.
No caso da construção de Portugal verificou-se uma diminuição de 0,7%, o que significa o regresso às quedas depois das subidas registadas nos meses de Julho e Agosto.
Na comparação mensal registaram-se, em Setembro, os maiores recuos na Eslovénia (-8,6%), Itália (-5,4%), Suécia (-3,2%), assim como em França (-2,3%), enquanto os maiores avanços deram-se na Roménia (+7,9%), República Checa (+2,7%) e Bulgária (+2,4%).
Foto: Anabela Loureiro