A Sotecnisol, grupo português que opera nos sectores da construção, ambiente e energia, acaba de receber a certificação IDI - Investigação, Desenvolvimento e Inovação pela norma NP 4457, no âmbito do Sistema Português da Qualidade (SPQ) e de acordo com o IPAC. Esta é a primeira empresa neste sector de actividade a obter esta certificação.

Na base desta candidatura esteve a incessante aposta da Sotecnisol na investigação, conhecimento científico e procura permanente de soluções inovadoras para o desenvolvimento económico empresarial, posicionando-a actualmente como um dos principais players do mercado.

A certificação IDI pela norma NP 4457 baseia-se num modelo de inovação, suportado por interfaces e interações entre o conhecimento científico e tecnológico, o conhecimento sobre a organização e o seu funcionamento, o mercado e a sociedade em geral.

Este sistema está focado na captação e avaliação de ideias, partilha de conhecimento e desenvolvimento de projectos de IDI, quer internos quer em parceria com os clientes, permitindo à Sotecnisol a concepção, o alinhament, e a avaliação das dimensões fulcrais do processo de IDI na transição para a economia do conhecimento.

Com a participação e esforço de toda a equipa da Sotecnisol, foram criadas novas metodologias que visam assegurar a contínua evolução deste sistema, que engloba todos os departamentos internos da empresa.

Para José Luís Castro, presidente da Sotecnisol, “através desta certificação, e com todos os requisitos e responsabilidade inerente, a Sotecnisol pretende assim responder de uma forma mais assertiva às necessidades e anseios dos seus clientes”.

A implementação de um “Sistema de Gestão” ou de um “Projecto” de Investigação Desenvolvimento e Inovação (IDI) permite que uma organização desenvolva e implemente uma política de IDI tendo por fim aumentar a eficácia do seu desempenho inovador.