Os concursos de obras públicas lançados no mês de Outubro totalizaram 78,8 milhões de euros. Segundo a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), este é o segundo pior mês dos últimos cinco anos.
O Observatório das Obras Públicas da AICCOPN avançou que a abertura de concursos de obras públicas, em termos acumulados, caiu 13% desde o início do ano até Outubro, tendo sido promovidos 1.560 concursos de empreitadas públicas, perfazendo um total de 1.311 milhões de euros. Ainda assim, o volume total de contratos celebrados e reportados cresceu 11%, nos primeiros dez meses do ano, para 1,4 mil milhões de euros, face ao período homólogo do ano anterior.
No que concerne aos ajustes directos de empreitadas de obras públicas celebrados, até ao final de Outubro, registaram uma quebra de 10% face ao período homólogo do ano anterior, totalizando 354 milhões de euros. Já os contratos celebrados ao abrigo de concursos públicos aumentaram 22%, para um total de 1,03 mil milhões de euros no mesmo período.
No entanto, a AICCOPN adverte que sem os 107 milhões de euros relativos a contratos de conservação de estradas para o período 2013-2016, bem como sem os 146 milhões de euros respeitantes ao relançamento das obras do Túnel do Marão, celebrados pelas Estradas de Portugal, a variação anual no volume de contratos celebrados registaria uma quebra de 8%.
Os dados avançados por esta associação dão ainda conta que a Geoterceira - Sociedade Geoelétrica da Terceira foi a entidade que promoveu, no mês de Outubro, o concurso público de maior valor correspondente a oito milhões de euros.
Foto: Anabela Loureiro