A MELOM, rede de obras em Portugal, facturou 7.3 milhões de euros em 2014, o que se traduz num crescimento de 33% em comparação com o ano anterior. Estes valores, que se referem a 2.683 obras adjudicadas - mais 11% do que em 2013 -, consolidam o percurso que esta marca de franchising de obras tem vindo a fazer desde que foi criada há quatro anos.
A maior fatia de facturação foi realizada no quarto trimestre (2.364 milhões de euros), apesar de se ter registado um crescimento progressivo ao longo do ano. As remodelações de interiores, com um valor médio de obra de 9.500 euros, representam quase 90% da facturação da MELOM deste ano (6.500 milhões de euros), enquanto as pequenas intervenções realizadas foram cerca de 2.000 com uma facturação de 800 mil euros.
A remodelação de interiores, incluindo cozinha e casa de banho, é a obra que a MELOM mais tem executado, enquanto as pequenas intervenções mais efectuadas são a instalação de equipamentos de climatização, pinturas interiores e aplicação de pavimento.
Lisboa concentra a maioria dos pedidos de obras (quase 10 mil), seguindo-se o Porto (aproximadamente 3.500), Setúbal (cerca de 2.000), Coimbra e Faro (ambos rondam as 1.400). Em 2014, a MELOM recebeu 27.924 pedidos através do contact center e 8.456 simulações de orçamentos através do site.
O director geral da MELOM, João Carvalho, sublinha que “o ano de 2014 foi um ano fundamental para o crescimento da MELOM mas também para o seu posicionamento. Queremos ser a marca em que os portugueses pensam quando querem fazer uma remodelação nas suas casas. Por isso, criámos a marca ‘Querido Mudei a Casa Obras’, que está focada nas pequenas intervenções. O nosso crescimento sustentado mostra que fizemos uma boa opção”.
A parceria da MELOM com o Leroy Merlin, do qual é a instaladora oficial, estando a funcionar dois shop in shop em Alfragide e Matosinhos, representa uma fatia significativa dos pedidos à marca (66%), embora se configurem maioritariamente em pequenas instalações.
O ano de 2014 ficou marcado pelo lançamento da marca ‘Querido Mudei a Casa Obras’, dedicada às pequenas intervenções, deixando à MELOM às remodelações gerais. A rede de franchising da MELOM cresceu em 19 unidades, enquanto o ‘Querido Mudei a Casa Obras’ já conta com as primeiras 21 unidades em funcionamento.