O presidente da Estradas de Portugal (EP), António Ramalho, afirmou que nos próximos cinco anos não serão construídos túneis na Serra da Estrela. Recorde-se que estas infra-estruturas têm sido reivindicadas pelas autarquias locais.
Em declarações à margem de uma visita ao Centro de Limpeza de Neve, em Piornos, António Ramalho afirmou que esta é uma obra que não está equacionada no plano de investimentos da EP e que, caso avançasse, “só em investimento estávamos a falar de mil milhões de euros”. Considerou que Portugal tem “outras prioridades”, estando, agora, mais virada para o “investimento ferroviário de acesso aos portos e não nos investimentos rodoviários”. Ainda assim recordou que esta obra já tinha sido avaliada “na devida altura” e no âmbito de “parcerias público-privadas” mas que acabaram por não se concretizar.
As autarquias locais têm vindo a reivindicar a construção de túneis que atravessem a montanha de forma a ligar, de forma mais simples, segura e rápida, os concelhos da Covilhã, Seia e Gouveia.
Foto: Anabela Loureiro