A Associação Portuguesa de Tintas (APT) vai discutir a realidade do sector das tintas, no dia 27 de Março, o seminário anual "Mercado das Tintas’. O encontro terá lugar no Grande Hotel do Luso.
No evento, que representa uma oportunidade para debater as problemáticas do setor, são esperados cerca de centena e meia de empresários e técnicos superiores do sector das tintas. Desafios legislativos, economia, ética, sustentabilidade são algumas das temáticas que vão ser abordadas por especialistas de renome mundial
As temáticas em análise são: ‘Economia’, por Gonçalo Leite (presidente Comissão Executiva SECIL), ‘Ética e Concorrência’, por João Gata (economista-Chefe, Autoridade da Concorrência), ‘Próximos Desafios Legislativos’, por Rui Coelho (Coordenador da CT1 da APT), ‘Sustentabilidade e Segurança’, por Paula Lourenço (coordenadora da CT2 da APT), ‘New Waterborne Technologies for the formulation of problem-solving Masonry Coatings’, por Maurille Secher (Coatings Application and Development Manager, OMNOVA) e’ Energyze Your Time’, por José Soares (Cofounder, R&D - BBY Solutions).
Será ainda promovida uma mesa redonda sobre a “Sustentabilidade - Desafios Futuros” que conta com a intervenção de António Tadeu (presidente Direcção, ITeCons), Manuel Casquiço (Project Manager, ADENE), Victor Ferreira (presidente Direcção CentroHabitat), Miguel Cruz (presidente, IAPMEI) e Pedro Reis de Almeida (presidente, APT).
A APT é uma associação sem fins lucrativos que representa um mercado total de aproximadamente 500 milhões de euros. Tem como associados empresas fabricantes e importadoras de tintas, que representam cerca de 85% das vendas do mercado e empresas fornecedoras de matérias-primas e equipamentos para a indústria de tintas. Tem desenvolvido, ao longo dos anos, uma actuação marcada na defesa dos interesses de todos os seus associados, prestando-lhes uma colaboração eficiente nos domínios da consultoria técnica e jurídica e proporcionando às empresas a informação e orientação ao nível da regulamentação nacional e comunitária, específica desta indústria, tanto no campo da normalização dos produtos e matérias-primas, como das exigências de segurança ambiental e do trabalho.
Neste evento a associação pretende transmitir confiança ao consumidor e credibilidade ao sector que representa. Nesse sentido está a desenvolver esforços para promover a divulgação de um padrão de tinta com qualidade mínima APT que habilite o consumidor a saber distinguir o que lhe convém na variada oferta que lhe é oferecida.