Em Março de 2015 foi atribuído ao Cluster Habitat Sustentável o ‘Gold Label’ da European Cluster Excellence Initiative, o mais alto nível de reconhecimento internacional para os clusters de competitividade. Trata-se de um dos primeiros clusters da cadeia de valor que reúne as fileiras dos materiais de construção, da construção e imobiliário a receber tal distinção na Europa.

Como parte dos esforços da União Europeia para criar mais clusters de classe mundial em toda a Europa, através do reforço da excelência dos clusters, a Comissão Europeia lançou em 2009, no âmbito do Programa Inovação, a European Cluster Excellence Initiative (ECEI). Simultaneamente, foi criado a ESCA (European Secretariat for Cluster Analysis) de forma a aconselhar e analisar as organizações gestoras dos clusters.

A ECEI, iniciada pela DG Empresas e Indústria, desenvolveu um conjunto de indicadores de qualidade e um sistema de classificação para os clusters, que se traduz num rótulo com três níveis: Gold, Silver e Bronze Label. Para se qualificarem para este rótulo os órgãos de gestão de um cluster precisam de ir ao encontro de “níveis de excelência” com 31 indicadores relativos à estrutura do cluster, sua governança, financiamento, estratégia, serviços e reconhecimento público. O ‘Gold Label’ representa o nível mais elevado e o mais exigente de todos.

O Cluster Habitat Sustentável já havia recebido a classificação de ‘Bronze Label’ em 2013 subindo agora em 2015 para um patamar de excelência - ‘Gold Label, juntando-se aos restantes 51 ‘Gold Labels’ de 10 outros países europeus.