Decorreu ontem a 2ª edição dos “Prémios 2015 - Inovação na Construção”. Neste evento foram atribuídos 25 prémios nas categorias Empresas, Equipamentos e Produtos.
Esta foi uma iniciativa da Revista Anteprojectos, em parceria com o Jornal Construir e a Projectista, e que se realizou no Auditório do Metro de Lisboa. Os prémios tiveram como objectivo salientar a importância do sector da construção no panorama nacional, incentivando a criação de projectos inovadores que fortaleçam o setor.
No evento foram distinguidas na categoria Empresas, a Jofebar, a Biciway, a Gebalis, a Gyptec, a Oliveira&Irmão, a Sival Gessos Especiais e a MSB Arquitectura e Planeamento. Algumas destas empresas foram novamente premiadas na categoria Equipamentos, como foi o caso da Biciway, com o cacifo para bicicletas BICIsafe, ou a Oliveira&Irmãos, com o sistema Hidroboost. No entanto foram também distinguidos equipamentos da Bosch, da TEV2, da BERD e da iDR. Já na categoria Materiais/Produtos repetiu-se a Jofebar, com a claraboia PanoramAH! Skylight, e a Sival, mas surgiram também a Secil, a Revigrés, a Geberit, a TRESPA e a Umbelino Monteiro.
Na categoria Empresas estas distinções pretenderam premiar um conjunto de actividades e processos inovadores, optimizando as sinergias entre a vertente social, ambiental e económica das empresas a concurso. Já na categoria de Equipamentos, o destaque foi dado aos critérios de sustentabilidade e eficiência e que respondessem a novos paradigmas na construção, nomeadamente um menor impacto ambiental. Por fim, na categoria de Materiais e Produtos, o objectivo foi galardoar as empresas cujos materiais/produtos tivessem elevada utilidade e capacidade de resposta, assim como características inovadoras e distintas, produzidos em quadros de sustentabilidade.