O Grupo Cosentino, empresa com actividade em Portugal ao nível da produção e distribuição de superfícies inovadoras para o mundo da arquitectura e design, acaba de lançar mundialmente sete novas cores de Dekton.
As novas cores foram apresentadas aproveitando a presença da multinacional no Salão Internacional da Construção, Construmat 2015, de 19 a 23 de Maio, em Barcelona. As sete novas tonalidades juntam-se à paleta de cores de Dekton, composta agora por 22 referências distintas e divididas em quatro colecções: Solid Collection, Natural Collection, Tech Collection e Wild Collection.
Respondendo às últimas tendências em design que apostam em espaços equilibrados, tons sóbrios, calmos, elegantes e sensatos, a Cosentino apresenta Ventus, Korus, Galema (Solid Collection), Keon (Tech Collection), Kelya (Natural Collection), Borea e Makai (Wild Collection).
Ventus, Korus e Galema incorporam-se à Solid Collection de Dekton, uma gama que se caracteriza pela pureza, continuidade cromática e que mostram a desnudez mais pura dos tons cinzentos e ocres, destacando o seu tom liso e sincero, centrando-se no essencial. A esta colecção já pertencem as cores Domoos, Sirius, Ananké, Ariane e Zenith.
O Keon integra-se na Tech Collection de Dekton, uma colecção que supõe um marco pela sua intenção transgressora e a sua aposta na estética industrial, e oferece uma tonalidade que evoca o aspecto natural do betão, evidenciando a aposta da Cosentino pelos materiais nobres de inspiração arquitectónica. Nesta linha encontram-se atualmente as cores Keranium, Kadum e Strato.
O Kelya inclui-se na Natural Collection de Dekton, uma série que reflecte o sentimento da Cosentino por emular o melhor da natureza. Tal como as restantes tonalidades desta colecção, Kelya recria a funcionalidade do aspecto da pedra natural. Esta nova cor destaca-se pelo seu aspecto escuro e profundo, bem como pelas linhas delicadas dos veios que originam desenhos exclusivos. A esta gama pertencem as cores Danae, Sirocco, Vegha, Irok, Edora, Aura, e Kairos.
Borea e Makai são duas novas cores de textura de madeira que originam uma nova colecção para Dekton pelas suas criações diferentes e sofisticadas: trata-se da Wild Collection. Esta colecção permite que arquitectos e designers criem espaços de estética intemporal, garantindo prestações técnicas excelentes. Enquanto Borea oferece uma aparência escura, profunda e intensa, Makai proporciona uma superfície em creme interrompida ocasionalmente por delicados veios ocre. Dekton conta actualmente com outras duas cores em acabamento de madeira, Ariane e Ananké, que pelo seu aspecto liso se inserem na Solid Collection, mencionada anteriormente.
Refira-se que a superfície ultracompacta Dekton by Cosentino supõe uma nova e inovadora categoria de superfície que nasce com o objectivo de ser líder no mundo da arquitectura e do design tanto em espaços interiores como exteriores. Fruto de um investimento de 128 milhões de euros e 22.000 horas de investigação e desenvolvimento, Dekton converte-se no aliado perfeito para designers e arquitectos de todo o mundo.
O prestigiado arquitecto e designer Daniel Libeskind criou, em 2014 “Beyond The Wall”, uma espectacular obra escultural que se converte no primeiro feito arquitectónico e de design elaborado com Dekton. A superfície ultracompacta Dekton foi igualmente escolhida para outras obras de grande relevância arquitectónica e de design, como o aeroporto de Baku, as lojas Pepe Jeans de Barcelona, Paris e Roterdão, o restaurante Dani García de Marbella (que conta com duas estrelas Michelin) e o restaurante DiverXO, em Madrid, de David Muñoz (três estrelas Michelin).