Foi aprovado por unanimidade, em reunião pública de Executivo, o início do processo de delimitação de três novas Áreas de Reabilitação Urbana (ARU). As mesmas estão relacionadas com a realização do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), que se encontra, neste momento, em execução.

As futuras ARU correspondem às zonas envolventes à Praça da Corujeira e Cerco do Porto (Campanhã), área histórica do Ouro (União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos) e Foz Velha (União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde).

As áreas agora propostas são muito distintas na sua génese e características. Apesar dessas diferenças, em todas se reconhece a necessidade de promoção de acções de reabilitação e regeneração urbana pela insuficiência, degradação ou obsolescência do edificado, das infra-estruturas, ou dos equipamentos e dos espaços de utilização colectiva.

Nos termos da proposta aprovada, a Direcção Municipal do Urbanismo terá agora um ano para a delimitação das áreas de reabilitação urbana. Com a aprovação destas novas áreas (daqui a um ano) o Porto ficará com 11 ARU delimitadas.

Todas as áreas correspondem às do território municipal em que se pretende incentivar o investimento na reabilitação urbana, materializando a estratégia deste executivo de alargamento do conceito da reabilitação urbana à totalidade do território do concelho (não a limitando apenas ao centro histórico).

Fonte: CMP / Foto: Anabela Loureiro