A sede da nova Plataforma Logística de Leixões, em Matosinhos, é hoje inaugurada oficialmente. Esta construção representou um investimento de 165 milhões de euros.
Segundo a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) a nova plataforma localizada junto ao Porto de Leixões, “obedecerá a um modelo polinucleado, com acesso através da Via Interna de Ligação ao Porto de Leixões (VILPL), e contribuirá de uma forma decisiva para desenvolver o porto e transformar a Área Metropolitana do Porto numa plataforma de valor acrescentado de nível ibérico”.
A mesma fonte revela que, com esta nova infra-estrutura, a Área Metropolitana do Porto passará a ter “óptimas condições para a atração e fixação de polos logísticos e de distribuição, que permitam ancorar novo tráfego para o Porto de Leixões, para o tecido económico e para as comunidades e cadeias logísticas envolventes”.
Refira-se que esta nova plataforma está inserida numa área com 70 hectares e um dos pólos (pólo 2), situado no armazém do Grupo Luís Simões, é também hoje inaugurado. Engloba ainda o futuro Terminal Ferroviário Intermodal, da responsabilidade da REFER Infra-Estruturas de Portugal.
Foto: JOFEBAR