Segundo um estudo da plataforma online Zaask, a transformação de interiores é o serviço de remodelação/construção mais solicitado pelos clientes, com uma percentagem de 80% do total dos pedidos. Em 2015, estima-se que o volume de facturação dos profissionais destas categorias seja de cerca de 10 milhões de euros.

A plataforma portuguesa Zaask - que já ajudou mais de 100.000 pessoas a encontrar o profissional certo para os respectivos projectos pessoais - fez um estudo sobre a contratação online de profissionais na área de construção e remodelação, inscritos na plataforma. A transformação de interiores é o serviço de remodelação/construção mais solicitado pelos clientes Zaask, com uma percentagem de 80% do total dos pedidos, seguido por remodelação de exteriores (7%), anexos (5%), espaços comerciais (5%) e outros espaços, tais como garagens ou muros/vedações (3%).

A startup, que conta com mais de 10.000 profissionais inscritos nestas áreas de remodelação/construção, estima que os mesmos tenham facturado cerca de cinco milhões de euros em 2014 e que este número venha a duplicar em 2015, alcançando um valor de 10 milhões de euros.

Luís Martins, CEO da Zaask, afirma que “a categoria de remodelações e construções sempre teve muita procura na Zaask pois realmente não é fácil encontrar um profissional de confiança e qualidade que esteja disponível quando e onde as pessoas precisam. Na Zaask, em todas as principais cidades portuguesas, o cliente pode contar com pelo menos duas opções distintas e de qualidade em menos de duas horas após o pedido ser publicado, sem ter que se esforçar minimamente e de forma gratuita. Em 2015, estima-se que as receitas destes profissionais dupliquem o valor, o que nos deixa, enquanto plataforma, bastante satisfeitos com os resultados”.

Considerando a remodelação de interiores, o tipo de serviço que os portugueses mais procuram é a remodelação integral (vários espaços da casa), com 48% do total destes pedidos. Seguidamente, as divisões da casa que os utilizadores da Zaask mais procuram transformar são as casas de banho (23%), cozinhas (16%), quartos/escritórios (4%), salas de estar (3%) e outras zonas (6%).

Os portugueses revelam cada vez mais interesse e preocupação pela transformação das habitações ou mesmo pela construção de novos espaços, numa perspetiva de melhorar o conforto habitacional ou de aumentar o sentimento de pertença. A Zaask representa uma “one stop shop” para todos os serviços de construção e remodelação que o cliente possa precisar.