A Igreja de São Francisco, em Évora, conhecida sobretudo pela sua Capela dos Ossos, vai voltar a abrir as suas portas no próximo dia 4 de Outubro. A intervenção de reabilitação exigiu um investimento na ordem dos 4,2 milhões de euros.
O pároco Manuel Ferreira, durante uma visita às obras com o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida, anunciou que "a igreja vai ser reaberta a 4 de Outubro". O mesmo adiantou também que "a parte museológica será no final desse mês" e que vai estar patente ao público na antiga ala das celas dos monges, apresentando o espólio de arte sacra da igreja e a colecção de presépios do major-general Fernando Canha da Silva.
As obras de reabilitação começaram há cerca de um ano, tendo contemplado a substituição de coberturas, reforço estrutural, requalificação da antiga ala das celas dos monges e o restauro de todo o património móvel e integrado. Estas obras exigiram um investimento de cerca de 4,2 milhões de euros, mas que contou com 70% de fundos comunitários ao abrigo do anterior Programa Operacional Regional InAlentejo, sendo que a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de São Pedro contou com os restantes 30%.
No final da visita, o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, confirmou que a Igreja de São Francisco e a Capela dos Ossos estavam "num estado de degradação enorme", pelo que esta reabilitação vai permitir "mudar a imagem de Évora e do País". Acrescentando que o "turismo crescente que Évora está a ter vai permitir que as pessoas olhem para esta igreja e passem a ver uma cidade e um país que se preocupa com o seu património".
Foto: "Capela dos ossos". Licenciado sob CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Capela_dos_ossos.jpg#/media/File:Capela_dos_ossos.jpg