A Roca, empresa dedicada ao design, produção e comercialização de produtos para o espaço de banho, reforçou o seu compromisso com a construção sustentável. Desta feita, apoiou a “Ecocasa/Sistema Gomos”.
A Roca, empresa caracterizada pela preocupação com as questões ambientais, assume mais uma vez o compromisso com a construção auto-sustentável e “eco friendly”, sem negligenciar a qualidade e o design inerentes à marca, através da “Ecocasa/Sistema Gomos” onde procedeu à doação de equipamentos para os espaços de banho.
O projecto “Ecocasa/Sistema Gomos”, desenvolvido pela Câmara Municipal de Arouca e a Associação Empresarial de Cambra e Arouca (AECA), cuja apresentação decorreu em Arouca, é a primeira casa construída com o Sistema Gomos que resulta de um projecto de I&D empresarial que consiste num sistema único de construção modular, permitindo com rapidez e simplicidade a montagem de uma habitação, de forma modular, com todos os acabamentos, infra-estruturas e design moderno.
As três ecocasas construídas com o Sistema Gomos têm como base a funcionalidade, a sustentabilidade e economia. Trata-se de um projecto que parte do conhecimento local, mobiliza o empreendedorismo regional e poderá ter um impacto nacional, além de ser um dos dez finalistas ao Prémio Nacional de Indústrias Criativas.
Na sessão de apresentação, que contou com a presença de Bruno Teixeira, presidente da AECA, e de José Artur Neves, presidente da Câmara Municipal de Arouca, procedeu-se a uma visita ao edifício modelo pré-fabricado.
Segundo Bruno Teixeira, com este projecto foi possível criar uma ecocasa, T1 ou T4, que tem um tempo de criação em fábrica entre três a quatro meses e que é montada no terreno no período máximo de duas semanas. O preço-base é de 50.000 euros + IVA por uma residência T1 com um nível de qualidade médio-alto, sendo que o orçamento final e os prazos dependem das especificações do cliente, de acordo com as suas exigências Com esta iniciativa, pretende-se fazer um melhor aproveitamento dos recursos naturais disponibilizados, bem como de uma melhor utilização do know-how das empresas locais e dos seus materiais.